quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Scriptease.TV uma nova linguagem para a internet


Vídeos produzido para a internet adequado ao YouTube e redes sociais, esse é o Scriptease.TV , uma mistura de humor com jornalismo. Para esclarecer um pouco mais sobre o que é esta nova linguagem conversei com Victor Masson, conhecido como Barão, ele comentou sobre quando surgiu e como é a produção destes vídeos.

Fala um pouco como é o seu trabalho no Scriptease ?
No Scriptease.TV eu produzo vídeos para a internet, exclusivamente. Significa que o formato, linguagem, tudo é pensado para ser eficiente e esteticamente adequado ao YouTube e redes sociais!

Quando surgiu a oportunidade deste trabalho?
Uma agência de Uberlândia, Blues, que já conhecia meu trabalho no Canal da Gente me chamou pra apresentar o projeto, por intermédio da Kaísa Martins que era redatora lá na época, isso em setembro de 2009. Eu gostei tanto da idéia que comecei a apresentar, produzir e editar os vídeos!

Como são feitas as gravações / produção/ edição ?
É tudo meio caseiro, mas tem funcionado bastante! Usamos uma handcam que filma em fullHD e edito no Adobe Premiere. Há poucos meses a Mariana Cunha entrou para me ajudar nessa produção e agilizar o processo, esta sendo bem legal!

Você considera que essa é uma nova linguagem de se fazer tv?
Acho que na verdade é uma nova TV que está surgindo. Antes a Internet apenas reproduzia o que passava na televisão, hoje os conteúdos são criados na própria web e muitas vezes depois que vão para a televisão. Com a TV digital a tendência é esse processo crescer radicalmente!

Qual é a diferença entre o Scriptease e os outros programas voltados para a internet?
O Scriptease não tem uma pegada definida. Ele tenta misturar humor com jornalismo e um pouco de coisa nonsense, experimental mesmo. Temos ainda os vídeos pagos, institucionais para clientes como Unitri, Prefeitura de Uberlândia e DeVille Supermercados. Acho que essa junção de ingredientes faz dele um projeto meio único!

Quem você considera que hoje é concorrente do Scriptease?
Em Uberlândia ainda não existe nada parecido. Mas nacionalmente disputamos espaço com vlogs, que são a onda do momento (Felipe Neto, Pece Siqueira, etc).

Quantas pessoas estão envolvidas nesse projeto?
Oficialmente são 4, eu, Fabiano Nardini, Vitor Freitas, que além da direção geral cuida da parte comercial do projeto e Mariana Cunha, ela entrou recentemente para ser a Garota Scriptease, para fazer apresentação comigo.

Qual é a reação das pessoas com esta ferramenta que é tv na internet?
É tudo muito novo, mas vejo que geralmente os vídeos na internet são usados num momento de laser e diversão. Esses vídeos estão sendo cada dia são mais procurados.

Você acredita que esta linguagem de programas de tv para a internet veio para ficar?
Sem dúvida! Pelo simples motivo que você assiste o que quer, na hora que quer. Acho que é um processo sem volta. A TV tradicional vai ter que aprender a coexistir com essa nova realidade.

Já teve alguma matéria que você saiu para gravar e não consegui?
Recentemente, no Natal, queria acompanhar as carinhas do Papai Noel, aquele lance que as crianças pedem presentes pelos Correios. Contudo a galera não liberou a identidade das crianças, por que houve problema com os pedófilos, aí a entrega foi feita através das escolas. Acontece!

Qual é a matéria que você considera que teve mais audiência?
No momento meu vídeo mais assistido chama-se “Playboys Are Not Stupid!”.Vale a pena assistir.

E a que não teve sucesso nenhum?
Todos do começo do Projeto, ainda não tínhamos a pegada..!

Você também trabalha em outro projeto?
Não, atualmente costumo dizer que o Scriptease é minha vida.

O que você pensa para o ano de 2011?
Fazer mais vídeos, conseguir mais acessos, mais visitas, mais dinheiro... enfim.

O que você pretende fazer de diferente neste ano que se inicia?
Trabalhar mais. Dedicar mais. Só assim acho que conseguirei colocar o Scriptease num lugar de destaque.


Fala um pouco sobre as suas experiências profissionais.

Lá vai! Bem resumido:
- Entregador de panfletos no Cinemais
- Estágio com minha mãe no Marketing da Uniminas
- Estágio com meu pai na MPRADO
- Diagramador e animador de Flash na agência Prisma
- Apresentador e produtor do Programa ¼ no Canal da Gente
- Sócio-fundador do Scriptease.TV
- Apresentador do Programa Plano B, da Band Triângulo.
- Apresentador do quadro Palpita Brasil, uma parceria entre YouTube e ESPN
- Colaborador do Projeto Fiz, na MTV Brasil.
- Finjo que estudo Comunicação Social na UFU.

Nenhum comentário: